Os tecidos de fibras naturais são versáteis, resistentes e de fácil manutenção (exceto a seda, aceitam lavagem e secam rápido). Porém alguns cuidados são necessários para prolongar a vida útil do seu tecido.
- Recomendamos sempre que sigam as instruções de limpeza recomendadas pelo fabricante;
- Evitem contato com substâncias oleosas e pontiagudas;
- Exposição contínua a luz solar irá desbotar o seu tecido. Portanto, é recomendado apenas o uso em ambientes internos;
- Os tecidos de fibras naturais tendem a encolher após a lavagem;
- Não usar secadora;
- Não aceitam alvejantes;
- Use sempre sabão neutro;
- Dê preferência para água na temperatura ambiente;
- Recomendamos sempre a lavagem em local especializado.
Outras dicas…
Utilize sempre aspirador de pó.
É importante ressaltar que os tecidos, independentemente se estão no sofá ou não, são ótimos ambientes para a proliferação de ácaros, bactérias, fungos e até vírus.
Por isso, ter uma rotina de aspirar os móveis e cobre leitos em geral com frequência é muito importante. Esse hábito de limpeza remove as sujeiras mais superficiais, evita o acúmulo de poeira causadora de alergias e doenças respiratórias.
Utilize sempre pano limpo branco.
Para manter o seu sofá limpo, evite panos que sejam utilizados em outras partes da casa e dê preferência para os brancos. Isso é importante, pois os tecidos coloridos podem soltar tintas e acabar manchando o seu tecido.
Soluções caseiras para limpeza do dia a dia, são bem vindas. Mas, cuidado! Nada de usar alvejantes ou produtos clareadores de manchas. Eles podem danificar irreversivelmente seu tecido.
Uma solução caseira é água e álcool, ou até mesmo água e vinagre branco. Sempre na proporção 1 litro de água para ¼ de vinagre. Mas lembre-se, antes de passar o pano úmido, é necessário aspirar para retirar o acúmulo de poeira, evitando que a sujeira penetre ainda mais na fibra do tecido.
Cuidados para manter o sofá sempre limpo
Se deixar algo derramar, aplique papel toalha no local para absorver o líquido imediatamente. Evite esfregar para que não espalhe a substância, aumentando ainda mais o estrago. Por isso, o ideal é apenas pressionar sobre o local até que consiga remover o líquido da superfície. Em seguida, pegue um álcool líquido diluído em água e passe com um pano limpo umedecido.
De quanto em quanto tempo devo limpar o sofá?
Recomendamos que a limpeza básica com aspirador e remoção de poeira deve ser feita semanalmente.
Ao derramar qualquer tipo de líquido no estofado, a limpeza deve ser imediata.
No caso de limpeza pesada, recomendamos o uso de mão de obra especializada há cada 1 ano de intervalo.