Quais cuidados devo ter com tecidos de Fibras Naturais?

Os tecidos de fibras naturais são versáteis, resistentes e de fácil manutenção (exceto a seda, aceitam lavagem e secam rápido). Porém alguns cuidados são necessários para prolongar a vida útil do seu tecido.

  • Recomendamos sempre que sigam as instruções de limpeza recomendadas pelo fabricante;
  • Evitem contato com substâncias oleosas e pontiagudas;
  • Exposição contínua a luz solar irá desbotar o seu tecido. Portanto, é recomendado apenas o uso em ambientes internos;
  • Os tecidos de fibras naturais tendem a encolher após a lavagem;
  • Não usar secadora;
  • Não aceitam alvejantes;
  • Use sempre sabão neutro;
  • Dê preferência para água na temperatura ambiente;
  • Recomendamos sempre a lavagem em local especializado.

Outras dicas…

Utilize sempre aspirador de pó.

É importante ressaltar que os tecidos, independentemente se estão no sofá ou não, são ótimos ambientes para a proliferação de ácaros, bactérias, fungos e até vírus.

Por isso, ter uma rotina de aspirar os móveis e cobre leitos em geral com frequência é muito importante. Esse hábito de limpeza remove as sujeiras mais superficiais, evita o acúmulo de poeira causadora de alergias e doenças respiratórias.

Utilize sempre pano limpo branco.

Para manter o seu sofá limpo, evite panos que sejam utilizados em outras partes da casa e dê preferência para os brancos. Isso é importante, pois os tecidos coloridos podem soltar tintas e acabar manchando o seu tecido. 

Soluções caseiras para limpeza do dia a dia, são bem vindas. Mas, cuidado! Nada de usar alvejantes ou produtos clareadores de manchas. Eles podem danificar irreversivelmente seu tecido.

Uma solução caseira é água e álcool, ou até mesmo água e vinagre branco. Sempre na proporção 1 litro de água para ¼ de vinagre. Mas lembre-se, antes de passar o pano úmido, é necessário aspirar para retirar o acúmulo de poeira, evitando que a sujeira penetre ainda mais na fibra do tecido.

Cuidados para manter o sofá sempre limpo

Se deixar algo derramar, aplique papel toalha no local para absorver o líquido imediatamente. Evite esfregar para que não espalhe a substância, aumentando ainda mais o estrago. Por isso, o ideal é apenas pressionar sobre o local até que consiga remover o líquido da superfície. Em seguida, pegue um álcool líquido diluído em água e passe com um pano limpo umedecido. 

De quanto em quanto tempo devo limpar o sofá?

Recomendamos que a limpeza básica com aspirador e remoção de poeira deve ser feita semanalmente.

Ao derramar qualquer tipo de líquido no estofado, a limpeza deve ser imediata.

No caso de limpeza pesada, recomendamos o uso de mão de obra especializada há cada 1 ano de intervalo.

Regatta Tecidos
Através Do Nosso Blog Publicamos Conteúdos, Dicas e Informações Deste Universo Que Tanto Amamos e Somos Pioneiros Há Mais De 30 Anos: Tecidos Para Decoração, Tecidos Náuticos, Tecidos Especiais, e Por Aí Vai... Sempre Atentos a Aliar Conforto, Beleza e Resistência Para Projetos Residenciais E Corporativos. Seja Bem Vindo! Entre, Fique À Vontade, Navegue Conosco e Siga Nossas Redes Sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top